Sem sombra de dúvidas, é tremendamente empolgante quando temos a oportunidade de participar de algum evento que almejamos ou então assistir o show de um artista que gostamos muito. A compra do ingresso para tal momento faz parte desse processo todo. No entanto, uma das dúvidas mais comuns é justamente como comprar ingressos.
Como comprar ingressos para shows e eventos? Como escolher os lugares e setores? Saiba tudo isso e um pouco mais adiante.
Antes de mais nada, de aprender como comprar ingressos para shows, saiba que isso é uma ação repleta de relatividade. Em outras palavras, o ato de adquirir ingressos é algo cujo esquema varia bastante, dependendo do tipo de evento ou show, do porte de tal apresentação e tipo da mesma, de qual empresa está responsável pelas vendas e assim por diante.
Ou seja, há eventos e/ou shows cuja venda dos ingressos é feita apenas pessoalmente, enquanto que outros tem seus ingressos vendidos exclusivamente através da Internet. Em alguns casos, essa venda pode ser mista, ou seja, tem vendas feitas pessoalmente e também através da Internet.
Confira a seguir 5 dicas simples para saber como comprar ingresso para algum show que você queira ir ou algum evento.
O único modo de comprar ingressos de modo seguro é através do site oficial da empresa responsável pela organização do evento ou então indicado diretamente por ela. Na verdade, não existe uma segurança efetiva naqueles sites de “revenda de ingressos”.
Caso você utilize qualquer outro meio, empresa, site ou ainda uma pessoa física, saiba que você não terá quaisquer garantias de que receberá os ingressos e muito menos terá chance de reaver o dinheiro caso aconteça alguma coisa.
Agora que você já está atento e sabe o que fazer para evitar golpes, confira algumas dicas para comprar ingressos:
Se porventura você estiver desconfiado ou tiver alguma dúvida, entre no site www.registro.br., averigue os dados dos responsáveis pelo endereço do site, independentemente de se tratar de uma pessoa física (CPF, telefone, endereço) ou pessoa jurídica (CNPJ, endereço e telefone).
Você também pode ainda fazer aquela pesquisa caprichada no Google, a fim de saber mais alguma informação. Uma ideia é jogar o nome da pessoa ou empresa nos sites de reclamação como o Protocolo.net.br e o site Reclame Aqui. Com isso, você saberá se existe alguma reclamação registrada sobre tal agente, como é a reputação e assim por diante.
Por desencargo de consciência, outro site que você pode acessar para dar uma conferência reforçada é o Procon, mais especificamente no cadastro de Reclamações Fundamentadas e igualmente ver também a lista de sites não recomendados pelo Procon de São Paulo.
Busque comprar ingressos apenas em sites que possuam endereço eletrônico iniciado pela sigla “https” e que exibam, no navegador que você está usando, um iconezinho no formato de cadeado colorido e fechado.
Quando se clica neste ícone, deverá aparecer o certificado de segurança do site em questão. Procure evitar ao máximo valer-se de computadores públicos para efetuar compras através da Internet.
É imprescindível dizer que a aquisição do ingresso deve necessariamente ser feita em moeda local, ou seja, em reais e, em consonância com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem todo o direito de desistir da compra efetuada através da Internet dentro de um prazo de 7 dias, contados a partir da data em que recebeu o produto ou serviço.
Caso você vá comprar seu ingresso pessoalmente em um local físico, como a bilheteria do local onde ocorrerá o show ou evento, exija que eles te forneçam a respectiva nota fiscal. Ela não apenas serve como uma confirmação da compra em si, mas será seu “porto seguro”, a sua garantia caso haja algum problema e você precise tomar providências.
Além disso, tendo a nota fiscal em mãos, caso a empresa ou mesmo um funcionário da mesma falsifique o ingresso, você poderá registrar um boletim de ocorrência. Com isso, eles apurarão os fatos no âmbito criminal, assim como também possibilitará que você exija a devolução do valor gasto.
Preste sempre atenção nos valores do ingresso. Se o preço estiver baixo demais, excessivamente competitivo e atraente daqueles praticados oficialmente, isso pode ser uma forte pista de que se trata de um ingresso falso.
Uma dica crucial é que você jamais deve postar fotos do seu ingresso nas redes sociais. Uma vez que todos os dados do mesmo ficam evidenciados, se você postar fotos deles acabará viabilizando que pessoas mal intencionadas clonem seu ingresso.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!